quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apresentação teatral para crianças

Hoje fizemos uma apresentação muito especial e divertida para as crianças da escola em que trabalho. A faixa etária era de 2 até 6 anos, e o espetáculo chamava-se "Cadê o dia que estava aqui?
Este ano o tema foi sobre o sumiço do dia das crianças do calendário, sendo que uma bruxa malvada, no caso "eu" comeu o dia. As crianças acreditaram piamente naquilo que estávamos falando e fazendo em cena.
Eu tive a ideia de "comer" a data retirada do calendário (escondendo-a na minha roupa) e ai foi um espanto geral. Eles realmente acreditaram e ficaram revoltados com a tal da bruxa...
No final da apresentação, quando eu fui atingida por uma "poção mágica" e me transformei em bruxa boa, eles aguardavam ansiosos que eu devolvesse a tal data.
As sugestões foram ilárias:
- Vomita !!! Faz cocô!!! Não, a gente abre a barriga dela...
- Deixa, se a gente não ganhar presente agora por culpa dela, quando a gente ganhar no Natal, a gente mata ela... E assim por diante.
No final, eu solicitei a ajuda das crianças para fazer um feitiço e a data reaparecer na minha boca. Olhar aquelas carinhas tão compenetradas em ajudar no feitiço, me fez repensar novamente sobre o nosso papel na condução destas crianças e o peso da nossa palavra.
Ufa!! Final feliz, a data voltou para o calendário e eu fiquei "boazinha". A criançada aplaudiu, dançou e se divertiu muito com todos os personagens que participaram. Foi demais!!!
É pelas crianças que um "mico" destes tem um valor tão significativo para mim.
Vê-las sorrindo e participando ativamente numa semana toda delas, é um privilégio para nós, professores. No final das contas, nem sei quem mais se divertiu, elas ou eu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário