quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Você está interessado em ajudar?

Muitos especialistas dizem que a autoestima de uma criança é o melhor profeta de seu futuro - se fará boas escolhas na juventude, se terá se realizado efetivamente e se ela se tornará um adulto bem sucedido.
Como então podemos "dar" autoestima às crianças?
Na realidade, a autoestima não é uma substância mágica que podemos colocar dentro de uma criança. Não é ter talento, inteligência ou beleza em abundância. De fato, não é ter nada disso.
Proporcionar autoestima às crianças significa ajudá-las a ser elas mesmas. Precisamos deixá-las saber o quanto elas são amadas e apreciadas - por sua própria existência. Precisamos ajudá-las a encontrar seu lugar especial e seu propósito no mundo.
As crianças estão em desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida, elas aprendem a lidar com a ansiedade da separação, a vergonha, a dúvida e a culpa. Elas desejam imitar o mundo adulto até mesmo quando estão lutando pela confiança em si mesmas.
Elas competem com os irmãos. Se os adultos afirmam que as amam durante essa época precoce, por seus sucessos e enganos, elas acreditarão que são dignas de amor.
Mais tarde, como as crianças se tornarão socialmente mais conscientes, elas desenvolverão a habilidade para alcançar a independência, conseguirão observar atentamente e expressar o seu nascente senso de moralidade.
Todas as crianças, de todas as idades, precisam saber que são amadas e que sempre o serão, não importa o que façam ou o que deixem de fazer. Deixe que cada criança saiba que é especial, exatamente por sem quem é.
Ajude-a a descobrir e a desenvolver seus dons de acordo com seus próprios passos.
Reflita, mude, ajude seu filho (a) e seja feliz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário