domingo, 20 de junho de 2010

O flautista de Hamlin

Há algumas semanas atrás contei a história do Flautista de Hamlin para meus alunos, que ouviram atentamente enquanto eu narrava oralmente.
Assim, quando solicitados a dar sugestões sobre o que fazer para ajudar o prefeito a acabar com os ratos, tiveram ideias fantásticas e criativas como:
- Vamos ficar escondidos e dar uma chinelada neles!
- Vamos colocá-los na máquina de lavar!
- Vamos chamar muitos gatos para comê-los.
- Vamos colocar veneno dentro do queijo e dar para eles comerem, etc.
Assim continuamos até o final da história, mas sem ninguém tocando flauta, (já que as habilidades musicais da professora são tão limitadas). Eles ficaram surpresos com o desfecho e compreenderam a mensagem contida neste texto. Foi bem interessante e marcante este momento para todos nós.
Coincidentemente, dias depois; o professor de música começou a sua aula contando a mesma história e eles a reconheceram no mesmo instante.
Ele então, flautista talentoso, tocou a sua flauta e como na história, os meus "ratinhos" seguiram o flautista, sem a necessidade de palavras de comando. Foi uma cena surpreendente para nós e o envolvimento do grupo com esta história foi admirável.
Fiquei orgulhosa da produção deles, da contribuição do colega professor e fiquei ainda mais convicta sobre a importância da literatura infantil e da música na formação das nossas crianças. Que momento de tanta riqueza pudemos proporcionar e experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário