domingo, 22 de agosto de 2010

CRIATIVIDADE, SUA IMPORTANCIA NA SALA DE AULA

“A escola pode ter uma participação extraordinária no desenvolvimento de um pensar criativo entre seus alunos.”

Celso Antunes



• O QUE SIGNIFICA CRIATIVIDADE?

A palavra “criatividade” designa do termo em latim CREARE, que significa “dar a luz, engrenar, produzir, fazer algo novo” (Bragotto,2006).

Segundo os dicionários CRIATIVIDADE significa talento para criar, inventar, inovar. Criatividade é um fenômeno maior e mais complexo que essa definição e que vem recebendo destaque dentro da escola nos últimos tempos; pois é um construtor que só pode ser compreendido na interação dos aspectos sociais, culturais e individuais daqueles envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, Mas será que todas as pessoas usam seus potenciais criativos? Todas as pessoas possuem esta habilidade ou ela pode ser despertada, estimulada e aprimorada?



• CRIATIVIDADE SE APRENDE NA ESCOLA?

A escola aparece como local fundamental de estímulo e desenvolvimento das habilidades criativas, uma vez que neste ambiente os indivíduos passam grande parte de suas vidas, seja como docentes ou como estudantes. No entanto, muitas salas de aula estão longe de ser um ambiente propício à criatividade. Espaços para questionamentos, intervenções e pensamentos divergentes ainda são muito limitados, segundo várias pesquisas realizadas em escolas públicas e privadas.

Podemos destacar também que, embora fundamental para o estímulo a curiosidade, criatividade e para a produção de ideias, a interação entre os professores e os alunos (em grande parte) está defasada e ainda falta clareza quanto a necessidade do aluno poder errar, ter ousadia para falar e demonstrar sua vontade de pensar diferente da maioria do grupo. É preciso considerar toda produção do aluno, gerando um clima de confiança e liberdade de pensamento dentro da sala de aula, afirma a psicóloga Ana Clara Libório. Nos ambientes mais favoráveis à criatividade, observamos que o professor não só está atento as demandas e ideias apresentadas pelos alunos, como também as intervenções que se referem ao tema da aula, incentivando a criatividade e a imaginação dentro e fora da sala.

Desta forma, os alunos independentemente da faixa etária, passam a ter mais interesse pela disciplina quando recebem atenção mais individualizada, sentindo-se sujeitos ativos na construção do conhecimento , valorizando-se assim a personalidade, a opinião e as habilidades de cada um dos envolvidos.



“A criatividade só floresce em uma atmosfera

de liberdade (Carl Rogers, 1975)

 

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